A tontura é um dos principais problemas que atingem os idosos, o que pode levar ao maior risco de quedas e acidentes. Elas podem acontecer em decorrência de doenças neurológicas, cardiovasculares, no sistema vestibular e até o uso desenfreado de alguns medicamentos.
Por sua vez, a tontura é associada a eventos de desequilíbrio, sensação de cabeça vazia e alterações na visão. É preciso fazer uma investigação para saber quais as causas que estão motivando o problema. Esse é o primeiro passo para o tratamento, já que é preciso tratar a causa, mais propriamente, para conseguir evitar os episódios de tontura.
O problema pode trazer consequências sérias e atrapalhar o dia a dia do idoso, impossibilitando de andar ou se levantar com segurança. Mediante qualquer sintoma é preciso agendar uma consulta para diagnóstico e tratamento.
O tratamento será de acordo com a causa das tonturas, identificando o problema para assim indicar o melhor para cada caso. Porém, desde o início das queixas, já deve iniciar o acompanhamento com o geriatra.