Perda de peso em idosos, o que pode ser?

Perda de peso em idosos, o que pode ser?

med_image_13

Existem algumas causas de perdas involuntárias de peso nos idosos. Segue lista com as principais delas: 

  1. Demência: Como algumas funções físicas e cognitivas são afetadas, a demência pode interferir na capacidade de se alimentar levando a perda de peso do paciente.
  2. Depressão: A depressão em idosos pode causar a perda de peso, pois além do cansaço e falta de energia, pode alterar no apetite do paciente, fazendo com que ele coma menos ou até pare de comer.
  3. Disfagia (dificuldade de deglutição): Outro problema que pode interferir na alimentação e comprometer o peso do paciente, tendo em vista a dificuldade de ingerir os alimentos.
  4. Disgeusia e xerostomia: Disgeusia consiste na alteração do paladar, isso faz que o paciente não tenha uma refeição de qualidade, já que não consegue distinguir os sabores.
  5. Diarreia: Além de desidratar, afeta na alimentação e, consequentemente, no peso.
  6. Drogas: Alguns medicamentos como antibióticos e antidepressivos diminuem o apetite e fazem que o paciente tenha perda de peso por não se alimentar bem. 
  7. Dentição (problemas dentários e próteses mal adaptadas): Alguns problemas dentários como, próteses mal colocadas ou dentes mal posicionados, afetam na mastigação e fazem com que o paciente não consiga ter uma alimentação de qualidade.
  8. Disfunção: Quando uma pessoa não tem condição de se alimentar sozinha, precisando da ajuda de terceiros. Esse processo pode gerar um comprometimento na alimentação. Em muitos casos, há também falta de recursos financeiros, o que também interfere no dia a dia.
  9. Doenças agudas ou crônicas: Não é somente a alimentação que interfere no peso, algumas doenças também fazem a pessoa ter perda de peso, como problemas estomacais, úlcera gástrica, pneumonia, infecção urinária e câncer.  

É preciso ficar atento, quando houver perda significativa do peso corporal! 

Os valores divergem na literatura, mas, de forma geral, deve-se iniciar investigação sempre que a perda ponderal for de 5% ou maior que o peso corporal em seis a 12 meses.

É sempre importante fazer avaliação com o especialista, ainda mais os idosos, que precisam se atentar também a outros fatores e cuidar da sua saúde integral.

Agende sua consulta