Sarcopenia: problema comum, porém pouco falado sobre isso
Sarcopenia caracteriza-se por uma síndrome em que a musculatura esquelética do corpo passa por alterações, fazendo com que a força e a massa muscular sejam reduzidas, principalmente nos idosos, já que uma das condições para o problema, se dá pelo avanço da idade.
O problema impacta diretamente na qualidade de vida dos pacientes, gerando sintomas como perda de equilíbrio, dificuldade de locomoção e para se levantar.
Entre as causas para o surgimento, ou até mesmo piora da sarcopenia, estão o sedentarismo e má alimentação, e o próprio envelhecimento.
Além de afetar o desempenho físico, a síndrome aumenta os riscos de quedas e fraturas e de doenças, como osteoporose e diabetes. Por isso, é cada vez mais importante, o diagnóstico e tratamento, realizado pelo especialista geriatra.
O profissional além de realizar exames, irá indicar o melhor tratamento, que deve incluir a adequação de hábitos de vida, como a inclusão de exercícios físicos que estimulam os músculos dando resistência e suporte. A alimentação também é outro fator importante no tratamento.
O acompanhamento médico é imprescindível, pois através dele os pacientes conseguem melhorar sua expectativa de vida e diminuírem os impactos causados pela terceira idade.