Porque o geriatra adora tirar um remédio do paciente?

Porque o geriatra adora tirar um remédio do paciente?

med_image_13

A polifarmácia, definida pelo uso de 5 ou mais medicamentos de forma concomitante, pode trazer inúmeros riscos à saúde e uma série de efeitos colaterais. Tal fato é muito comum entre idosos, principalmente por apresentarem maior quantidade de doenças e sintomas.

Porém quanto mais medicamentos tomamos, maior o risco de desenvolver efeitos colaterais e interações medicamentosas entre os remédios em uso, além de reduzir a auto estima do paciente e diminuir a adesão ao tratamento. O risco é ainda maior quando se é prescrito medicamentos considerados inapropriados para idosos; um exemplo são os medicamentos podem piorar a função cognitiva do idoso, como os ansiolíticos benzodiazepínicos (clonazepam, diazepam, etc), tricíclicos (amitriptilina) e anticolinérgicos. Por isso, é preciso muita atenção quanto ao uso desses fármacos e um acompanhamento médico geriátrico de perto para avaliação frequente do paciente.

A desprescrição, ou seja, a retirada de alguns medicamentos podem ser indicadas pelo geriatra após avaliação de condições, como:  presença de um diagnóstico correto para indicação de determinado fármaco, se a medicação não será mais prejudicial para o idoso do que benéfica ou se está havendo efeitos colaterais indesejados.  Mas, para uma desprescrição correta é preciso o acompanhamento do especialista que dará alternativas que irão contribuir para qualidade de vida do paciente e substituirão aquela medicação por outra mais apropriada.

Vale ressaltar, que alguns medicamentos podem causar o efeito “cascata iatrogênica”, que é caracterizado por sintomas em decorrência do uso de alguns medicamentos e, com isso, uma nova medicação precisa ser indicada, levando a mais casos de polifarmácia, de forma que o paciente consuma cada vez mais medicamentos. 

Todas essas condições geram riscos podendo levar até a morte, portanto sempre consulte o especialista quanto a necessidade e outras formas de tratar a doença. Sem dúvidas, com esses cuidados, aumentará a qualidade de vida e saúde do paciente.

Agende sua consulta